Concurso público é um processo de seleção, que faz avaliações de candidatos a um determinado cargo efetivo de alguma entidade governamental de um estado ou país. Todo o processo de seleção é geralmente preparado por empresas especializadas, e a avaliação final dos candidatos é feita pela área de recursos humanos.

concurso publico

Esse processo de seleção é feito para avaliar a competência dos candidatos ao cargo que estão pretendendo, e também para evitar que os políticos usem de sua influência em seu gabinete para fornecerem empregos públicos a parentes e familiares, desrespeitando os princípios da igualdade estabelecida nos concursos.

Concursos públicos no Brasil

Os concursos feitos no Brasil são elaborados da seguinte forma: aplicação de provas, ou de provas de títulos, podendo ser realizados em duas etapas. Mesmo para os cargos ou funções temporárias ( as que são com prazo determinado, o preceito constitucional exige concurso, que é o chamado processo seletivo.

Uma parte importante dos concursos públicos é o chamado ”Edital”, que significa as “ leis do concurso”. A inscrição do candidato é feita através do pagamento do valor da inscrição fixado no edital, também são possíveis hipóteses de isenção de pagamento que também são fixadas no edital os requisitos.

 

Alguns concursos têm um prazo de validade por tempo determinado, podendo ser prorrogado, assim todas as dúvidas estarão fixadas no edital, que sera publicado no diário oficial da União e em jornal diário de grande circulação, e nunca se abre concurso, enquanto houver candidatos aprovados do concurso anterior com prazo de validade ainda não expirado.

Contextualização

Os concursos no Brasil tornaram-se muito populares, devido a grande estabilidade de carreira, que é proporcionada e os altos salários, geralmente sem exigência de trabalho prévia. Com o crescimento do uso da internet, os concursos passaram a ser mais concorridos ainda, devido a sua maior divulgação, além do desemprego no país que sempre teve uma taxa muito alta.

Apesar da grande popularidade dos concursos públicos no Brasil, muitas pessoas ainda preferem trabalhar em empresas privadas, pois mesmo sem ter a estabilidade dos concursos os salários podem ser maiores e com maior possibilidade de crescimento.

A maioria dos concursos são corrigidos por uma banca especializada e consistem nas seguintes matérias: Língua Portuguesa, Lógica, Matemática básica, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática, Língua Estrangeira, além de disciplinas específicas, como Economia e Finanças públicas, Direito Civil, Direito Processual, Direito Penal, Direito Tributário, Contabilidade, Administração e Gestão Pública entre outras..

Áreas

Todos os concursos públicos são divididos em diversas áreas governamentais do país ou do estado em que se é realizado, como fiscal, bancária, jurídica, cargos de gestão, entre outras. Todas as áreas são muito concorridas, especialmente as carreiras de melhor remuneração, como Procuradorias, Fiscal, Banco Central, BNDES, Agências Reguladoras, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento. É necessária uma boa formação acadêmica e muito investimento e dedicação para ingressar nestas carreiras. Um dos maiores atrativos é a estabilidade (que não é, necessariamente, característica de todas as carreiras públicas).