Muitos candidatos, olham primeiro quanto ganha a profissão para depois decidir se vai gostar mesmo dela. Em nosso caso a profissão de delegado em nosso país, recebe um salário digno de uma profissão tão desafiadora e insegura, e isso serve para os candidatos uma motivação extra para passar em concursos de delegado.

concurso delegado de policia.

A remuneração média dos delegados no Brasil, varia de R$ 21.000,00 e podendo alcançar até R$ 30.900,00 no auge da carreira.

Como todo concurso, o concurso de delegado de polícia não é diferente é necessário estar dentro de alguns requisitos para poder entrar mesmo nessa profissão, abaixo vamos mostrar e falar um pouco mais sobre eles:

Requisitos para ser um delegado da Polícia.

Como já sabemos todo concurso propõe os requisitos mínimos para poder prestar o concurso como, primeiramente o candidato precisa ser aprovado no concurso de delegado de SP, depois o candidato precisa apresentar toda aquela lista de documentos padrão de concursos públicos, e ter ensino superior em direito completo.

 

concurso delegado de policia.

Existem pessoas que são aprovadas no concurso, mas na hora de apresentar os documentos necessários e os de comprovação de ensino superior, o candidato aparece com diploma de ensino superior em outra área, lembrando que o concurso para delegado de polícia é necessário que o candidato possua o curso superior em direito e somente este.

Os concursos para delegado de polícia também exige 3 anos de experiência mínima sob a prática jurídica. Existem também alguns mitos sobre os requisitos para prestar o concurso de delegado de polícia, um deles é o mito da altura, que o candidato precisa ter no mínimo 1,85 m para poder prestar o concurso, tudo isso são boatos que não precisam ser levados em consideração.

Outro mito são as tatuagens, pois em 2016 o STF se pronunciou a respeito do tema e decidiu que os órgãos públicos não poderiam proibir de participar ou eliminar candidatos que tivessem tatuagens no corpo, pois esta condição não desqualificava o agente para o desempenho das funções.

Função dos delegados da Polícia Federal

As funções de um delegado de polícia são bem dinâmicas, isso porque um dia você pode estar digitando um inquérito no conforto do ar condicionado e no outro, estará nas ruas averiguando pessoalmente algum tipo de crime. Mas como não dá pra ficar nesse jogo de adivinhação, vamos ao que diz o último edital para o concurso de delegado.

Atribuições:

concurso delegado de policia.

 

O delegado de polícia deve instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação, orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais, participar do planejamento de operações de segurança e investigações, supervisionar e executar missões de caráter sigiloso, participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o Órgão na consecução dos seus fins.

Preparação.

Para os inícios dos estudos e preparação dos candidatos, uma das mais importantes dicas para passar em um concurso de delegado de polícia, é saber em que nível você está para a realização da prova, para isso faça essas perguntas a você mesmo, e em seguida faça uma análise das respostas, em seguida você vai ter uma ideia em que precisa se concentrar em primeiro, e o que pode deixar pra mais tarde para a preparação dos estudos.

  • O que eu sei mais?
  • Qual matéria eu nunca vi na vida?
  • Quais são minhas maiores dificuldades?
  • Quais matérias eu só preciso revisar com questões?
  • Quais matérias vão exigir que eu  “perca mais tempo”?
  • Quais matérias tem o maior número de questões na prova?
  • Estou preparado (a) para uma questão dissertativa?

E com a respostas dessas perguntas você vai conseguir elaborar uma estratégia de estudos, podendo assim saber o que estudar primeiro, e o que podemos estudar mais tarde.

Informações relevantes.

Com todas as informações que passamos, agora você pode dar início a sua preparação nos estudos para o concurso de delegado de polícia, e ainda fazer um planejamento desde o início, colocando em práticas as dicas que passamos.

Esperamos que este artigo foi muito útil para você candidato que procura ser aprovado no concurso de delegado de polícia, desejamos Boa Sorte a todos.